Rolé em Praga 

video

 
Fala galera!
Hoje foi mais um dia de muita caminhada e sobes e desces… se não fosse pela dieta do palhaço (McDonalds) voltaríamos com quilos a menos.

Fomos de Berlim a Praga de trem da DB, que custou para os dois R$ 235,00.

Começamos passeando pela principal rua de circulação chamada de Praça Venceslau… isso mesmo “Praça”, também não entendemos…

Praça Venceslau

Praça Venceslau

Seguimos por ela até  chegar a um área mais histórica, com muitos prédios imponentes. Destaco os dois que mais chamaram nossa atenção:

Torre da Pólvora

Câmara Municipal

A cidade possui conjunto arquitetônico que remete ao passado. Parece que voltamos no tempo. Essa sensação fica ainda mais evidente quando pegamos a ladeira que leva ao Castelo de Praga.

Dose seu fôlego, pois a subida é puxada e a paisagem ajuda a nos deixar sem ar. Além de visitar diversos pontos que compõem o Castelo de Praga, temos uma belíssima vista da cidade.

Catedral São Vito – Fica dentro da área do Castelo de Prga.

UAU – Praga!

A ponte Carlos (Karluv Most) é um ponto de encontro de artistas bastante movimentado. A vista a partir de uma ponte vizinha é esplêndida!

Ponte Carlos

Hora do lanche!

Vivenciando a culinária local! O nome é impronunciável (trdelnik), mas o sabor é magnífico. Uma massa coberta por açúcar e canela, acompanhado por sorvete e nutela… já estamos com saudade.

 

 

 

 

 

 

 
Confira no vídeo abaixo:

Outro ponto de grande concentração turística é o Relógio Astronômico. De hora em hora ele faz umas firulas… mas cá entre nós, não crie grandes expectativas. Pense que foi feito em 1410…

Abaixo o roteiro do nosso rolé por Praga, saindo da Estação Central de Trem:

Museu Nacional de Praga: (Národní muzem). Datado de 1818, é um edifício neorrenascentista e um dos principais museus de Praga. É considerado símbolo da cultura e da nação tcheca. Se não tem paciência pra entrar em museus, pelo menos bata umas fotos, já que o prédio é realmente lindo!
Praça Venceslau: (Václavské náméstí). Apesar do nome, o local muito pouco ou quase nada tem de uma praça. Trata-se de um Boulevard, uma espécie de Champs Elysèes de Praga, repleto de lojas, restaurantes, bares, nos seus pouco mais de 1km de extensão. É a avenida mais importante da cidade. Foi ali, por exemplo, onde os tchecos fizeram seu manifesto pelo fim do comunismo. Do fundo se observa o imponente Museu Nacional.
Torre da Pólvora: (Powder Tower – Prasna Brána) 65 metros de altura, considerada a entrada monumental para a Cidade Velha (Old Town). Sua construção em estilo gótico representa um dos mais expressivos monumentos de Praga.
Câmara Municipal: (Obcení Dúm) Essa construção sensacional fica próxima à entrada da Cidade Velha. É a antiga residência da Corte Real (até hoje ela guarda essa pompa toda, o que pode ser visto só pela fachada).

IMG_6662

Bairro Josefov e Rua Parizká – É uma das comunidades judias mais antigas de toda a Europa, riquíssima em história, em cultura e, infelizmente, em tragédia. As tradições dos judeus se mantêm presentes até hoje. A Rua Parizká é repleta de lojas de grife (Dior, Prada etc.), hotéis de luxo e restaurantes caros.
Palácio do Senado: Jardins do Palácio de Valdstejnska, a sede do Senado atual. Os jardins são magníficos, com pavões circulando. Ao final de tanto verde vivo, não deixe de ver o contraponto no final, uma parede negra com figuras sombrias que simboliza a morte.
Castelo de Praga: Caminhe pelas ruas que levam ao castelo. São cerca de 300 metros, mas as vielas de paralelepípedos com construções antigas engrandecem a vista. O Castelo está no Guinness Book como o maior do mundo e é a sede do presidente da República desde 1918. Atenção especial às regras do castelo. No terreno do castelo está a Catedral de São Vito, construída no imponente estilo gótico durante 600 anos. É possível visitar o interior da igreja, mas se está com o tempo curto, melhor ver apenas a área comum da catedral.
Loreto: No bairro Castelo de Praga, o maior palácio barroco da cidade, o Santurário de Loreto. Lá existe a cópia da modesta casa em que supostamente viveu a Virgem Maria.

Malá Strana

Malá Strana

Praça do Mercado em Malá Strana: (Malostrank Námestí, Malá Strana) – É a praça mais “central” da Cidade Nova de Praga. Por essa região era onde, na Idade Média, vivia a burguesia tcheca e a maior comunidade de alemães. Hoje o local está cercado de lindas igrejas, um comércio variado e restaurantes de todo o tipo. Malá Strana é linda, e merece uma voltinha – nada como se perder pelas ruas desse canto super charmoso de Praga!
IMG_6748

Ponte Carlos: (Karluv Most) Construída em 1357 para fazer a ligação da Cidade Velha com a Nova. Linda, exótica, e somente possível de ser transitada a pé. Sobre cada um dos 16 arcos há imagens de santos (30, ao todo) que fazem menção ao movimento de Contra-Reforma da Igreja Católica, que contestavam os dogmas.
Nas vielas que ligam a ponte à praça dá para comprar muitos souvenires. Mas pechinche bastante para encontrar o melhor preço, que muda bastante de uma loja para outra.

Torre da Cidade Velha e Relógio Astronômico: (Staromestská Radnice, Orloj) – Trata-se de um dos mais antigos (de 1410 d. C.) e mais detalhados relógios fabricados no mundo. Além de marcar as horas (não apenas a nossa “hora normal”, mas quatro: a astronômica, a tcheca antiga, a babilônica e a centroeuropeia), ele indica a posição do sol e da lua, os meses do ano, e um mecanismo mostra aos vários espectadores a procissão dos doze apóstolos. Outras estatuetas aparecem a cada hora cheia com representações de coisas que os habitantes de Praga mais temem até hoje: vaidade, avareza e morte. Já a Torre, também uma construção em estilo predominantemente gótico, é um Monumento Nacional Cultural. É possível visita às suas dependências, e também ao último andar.

IMG_6764
Praça da Cidade Velha: (Staromestské náméstí) – É um dos pontos mais característicos da cidade. O local é cercado por monumentos lindos, como a Igreja de Nossa Senhora, além de bares, restaurantes e lojas e, no interior da praça, funciona uma feirinha onde se encontra desde pratos típicos da culinária tcheca, até lembrancinhas.
A coluna de Praga construída na Praça da Cidade Velha e destruída em 1918, depois da independência da Tchecoslováquia, por uma multidão que associava o antigo monumento com o domínio habsburgo sobre a região, fazia ao meio dia uma sombra que indicava o chamado “meridiano de Praga”, que era utilizado para conferir o tempo solar exato:

Meridiano de Praga

Meridiano de Praga

Ficamos no Hotel Rubicon. Um hotel 3 estrelas que custou R$260,00 a diária. Não foi muito barato, não. O quarto em si atendeu ao que precisávamos. A localização é super boa também. A recepção é que não foi muito acolhedora. Chegamos com 30 minutos de antecedência do horário do nosso check-in. Nosso quarto já estava pronto, mesmo assim, o recepcionista nos deixou de castigo 30 minutos sentados olhando pra cara dele, que não estava muito simpática :(.

Segue um videozinho do nosso rolé por lá:


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u960378326/domains/derolepelomundo.com.br/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

7 comentários sobre “Rolé em Praga 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *